QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2026

Prefeitura garante kits escolares para todos os estudantes no primeiro dia de aula de 2026


Ao todo, foram adquiridos 4.765 kits escolares, com investimento de R$ 1.384.867,93, contemplando alunos da Educação Infantil (Pré-Escola), do Ensino Fundamental I e do Ensino Fundamental II. A medida reflete o planejamento antecipado e o compromisso com a qualidade da educação pública.

Todos os kits escolares destinados aos alunos da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2026 já estão no município e, pela primeira vez, serão entregues integralmente no primeiro dia de aula. A iniciativa garante que os estudantes iniciem o ano letivo com todo o material necessário para o desenvolvimento das atividades pedagógicas desde o primeiro dia.

Ao todo, foram adquiridos 4.765 kits escolares, com investimento de R$ 1.384.867,93, contemplando alunos da Educação Infantil (Pré-Escola), do Ensino Fundamental I e do Ensino Fundamental II. A medida reflete o planejamento antecipado e o compromisso com a qualidade da educação pública.

Materiais adequados para cada etapa de ensino

Os kits foram organizados conforme as necessidades pedagógicas de cada etapa escolar:

  • Educação Infantil – Pré-Escola (1.211 kits): lápis e lápis de cor jumbo, massa de modelar, tintas guache, giz de cera, caderno de desenho, tesoura sem ponta, estojo e pasta maleta.
  • Ensino Fundamental I (2.568 kits): cadernos, lápis, lápis de cor, canetas hidrográficas, cola, régua, tesoura sem ponta, estojo e pasta maleta.
  • Ensino Fundamental II (986 kits): cadernos universitários, canetas esferográficas, compasso, lápis, lápis de cor, régua, cola, estojo, tesoura sem ponta e pasta maleta.

Organização, economia e garantia do direito à aprendizagem

A entrega dos kits no primeiro dia de aula assegura igualdade de condições aos estudantes, proporciona tranquilidade às famílias e oferece melhores condições de trabalho aos profissionais da educação. Além do impacto pedagógico, a iniciativa gera efeito positivo no orçamento familiar, já que pais e responsáveis não precisam arcar, de forma imediata, com a compra de materiais escolares, especialmente no início do ano.

A medida contribui para a organização financeira das famílias, evita gastos extras e garante que todos os alunos tenham acesso aos mesmos recursos desde o primeiro dia de aula. A ação integra as políticas públicas educacionais do município, assegurando o direito à aprendizagem, fortalecendo a educação pública e promovendo o uso responsável dos recursos públicos.


Fonte: Alex Fagundes